quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ESCALA DE SERVIÇO




Feito uma estudo sobre a escala de serviço a ser implementada na Polícia Militar, duas chamam bastante atenção., duas chamam bastante atenção.


Primeiramente exponho o desejo da categoria onde a maioria prefere a escala de 24/72 em vez da escala de turno de 12/24 – 12/48.

Esta escala é bastante cansativa, e prejudicial biologicamente ao ser humano por não ter uma regularidade de horas trabalhadas por horas de folga. Estudo mostra que escala de serviço deve ser regular para que o organismo se adapte melhor ao horário de trabalho.
As duas escalas que chamam a atenção são as escalas de 24/72 e 12/48.


A escala de 24/72 é padrão na Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Agente Penitenciários. A jornada desta escala de trabalho é de 192 horas por mês.


A escala de 12/48 é a considerada mais humana e de melhor aproveitamento, por não ter uma jornada de 24 horas de serviço e o aproveitamento das 12 horas de serviço é bastante satisfatório. A jornada desta escala de trabalho é de 144 horas por mês.


Atualmente o correto seria obedecermos a Jornada de 40 horas semanais que seria equivalente há 160 horas mensais. Mas feito um estudo sobre qual a escala que iria ser implementada para obedecer esta jornada de trabalho, não foi encontrada nenhuma, pois sempre fica faltando ou ultrapassa.


Enquanto na se decide a jornada de trabalho, a escala de serviço do policial militar independentemente se trabalha em viatura ou em posto fixo deveria ser de 24/72.


Os Policiais Militares são considerados servidores especiais, por exercerem uma função de risco de morte, prejudicial à saúde e de constante stress. Atualmente existe uma proposta no congresso de estabelecer uma jornada de 144 horas mensais aos agentes da segurança pública.








Analisando a tabela, defendo a escala de 12/48, por ser menos cansativa e regular, estando dentro dos padrões da jornada de trabalho de 144 horas mensais que deveria ser o nosso direito, mas para isto devemos lutar e muito para conseguirmos esta vitória.

Escolha sua escala através da enquete apresentada no final da página e comente seu posicionamento do assunto através dos comentários da matéria.

Fonte. caboheronides.blogspot

Nenhum comentário: