segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mais animais silvestres são apreendidos
Quatro pessoas foram detidas no sábado após operação da polícia ambiental em feiras da Grande Natal
Sérgio Vilar // sergiovilar.rn@dabr.com.br



Mais de 100 pássaros silvestres e um sagui foram apreendidos pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Cipam). O alvo da operação foram as feiras de Parnamirim e Macaíba (no sábado) e as feiras livres da Cidade da Esperança e Nova Natal. Quatro pessoas foram detidas. A pena varia entre seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa com valor entre R$ 500 e R$ 5 mil mais multa penal estipulada pelo juiz.
Apesar do número elevado de aves, o tenente André Valadares acredita na redução no volume de apreensões nas últimas semanas. Segundo ele, as primeiras operações encontravam mais de 200 animais em uma única feira. "A sequência de ações em dias de semana e principalmente em fins de semana tem colaborado para inibir a prática". Segundo o tenente, muitos criminosos conseguem fugir quando da aproximação policial.

Nas gaiolas apreendidas, pássaros exóticos e de alto valor comercial, como o galo de campina, o canário da terra, azulão e outros. Todos elesserão levados ao Ibama para período de quarentena em criadouros propícios à readequação das aves à natureza. "O músculo da maioria deles fica atrofiado pelo tempo em que ficam em gaiolas ou caixotes. Então é preciso uma preparação para readquirir a musculatura normal", disse o tenente.

Quadrilhas

André Valadares afirmou desconhecer a formação de quadrilhas de tráfico de animais ou fornecedores maiores para este tipo de delito. "Normalmente essas quadrilhas atuam com tráfico de animais mais valiosos, como as araras, tucanos. Acredito que essas aves são presas em armadilhas comuns. Muitas delas têm características de aves do interior do estado", concluiu.

Nenhum comentário: