sábado, 21 de novembro de 2009


s

Proerd forma 12 mil alunos no Machadinho

O programa desenvolvido pela Polícia Militar faz parte da campanha de resistências às drogas.


Na manhã deste sábado (21), 12 mil alunos de faixa etária entre nove e 16 anos foram formados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas. O Proerd é desenvolvido semestralmente pela Polícia Militar que trabalha com crianças, adolescentes e familiares. Todos os alunos formandos pertencem a escolas públicas de Natal e Parnamirim.

Segundo o capitão da Polícia Militar Arthur Emílio, o Programa tem o objetivo de atuar dentro das escolas e desestimular o contato dos jovens com os narcóticos. O trabalho de prevenção vem sendo realizado desde 2002 e tem a participação de policias especialmente designados para a atividade.

“O primeiro contato das crianças com os policiais é distante porque elas querem saber qual o motivo de um homem fardado dentro do colégio. Depois, elas aprendem a importância do trabalho que é desenvolvido de forma bem lúdica para chamar atenção dos estudantes”, falou.

Com a formatura deste sábado, chega a 24 mil o número jovem formados pelo Programa, dos quais 12 mil no primeiro semestre em trabalho desenvolvido em escolas particulares. Ainda em 2009, outros alunos de 17 municípios finalizam a participação no Programa. 

“Nós começamos com uma escola e com a participação de 100 alunos. Hoje, chegamos a 400 escolas e o número superior a 24 mil. Isso significa que o jovem deixou de ver o policial como um inimigo passando a encará-lo como um aliado no combate aos entorpecentes”, completou o capitão Emílio.

“Esse é um programa que tenho um carinho todo especial. Fazemos um trabalho sério e educativo que chega aos alunos, pais e toda a comunidade. É uma união de esforços que renderá frutos muito importantes no futuro, já que estamos trabalhando a base na prevenção às drogas”, disse a governadora.

Wilma de Faria – que estava acompanhada do vice-governador Iberê Ferreira de Souza e da prefeita de Natal, Micarla de Souza - explicou em seu discurso que deu total apoio ao programa. Em 2003, o Proerd atendeu apenas 3 mil jovens e contava apenas com cinco monitores. Hoje são atendidas cerca de 35 mil crianças por ano, em 450 escolas do Estado.



fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário: