sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Postos não oferecem estrutura para os policiais trabalharem

Postos não oferecem estrutura para os policiais trabalharem

A polêmica acerca do posto da Polícia Militar em Cotovelo, litoral Sul da Grande Natal, é antiga. A unidade vive sendo fechada e reaberta (geralmente no veraneio). Agora, o comando da PM resolveu reativar a unidade. Mas pelo que foi constatado ontem, a medida não vai ter tanta valia, já que o posto não tem a menor condição de funcionamento.
Marcelo BarrosoPosto de Cotovelo está isolado, sem nenhum tipo de comunicação e com as janelas quebradasPosto de Cotovelo está isolado, sem nenhum tipo de comunicação e com as janelas quebradas
Nos últimos dias até as janelas de vidro foram quebradas por vândalos. O objetivo é fazer com que os policiais – somente dois, quando o ideal seria o efetivo de três homens – permaneçam no posto durante 24h seguidas, mas as camas estão quebradas, suspensas com pedras. Ao redor, o matagal toma conta de tudo e as cobras são vizinhas dos policiais. Mas mesmo que os soldados atuem como heróis e resolvam se arriscar passando uma noite por ali, ainda assim a população provavelmente não estará mais protegida. Se algum popular for assaltado, por exemplo, não há como o posto ser avisado. Na unidade não tem rádio de comunicação, telefone fixo e o orelhão na calçada não funciona. Na tarde de ontem a equipe da TRIBUNA DO NORTE esteve no posto. Os dois soldados que estavam no local não quiseram dar entrevista, disseram que não tinham autorização. As informações sobre o posto foram passadas por populares, e facilmente constatadas com a visita. “Aqui a situação é essa. A insegurança é geral e os policiais não podem fazer nada”, disse um morador de Pium. Aliás, em Pium, a queixa é generalizada. Os moradores vivem em estado de tensão, com os últimos crimes ocorridos na comunidade. Assaltos e tiroteios são constantes. “Polícia aqui nem existe. Não vem nenhuma viatura por aqui. A gente vive no meio dos bandidos”, disse Joel Franco da Silva, de 41 anos, autônomo. O problema com os postos militares não é exclusividade dos distritos afastados do Centro de Natal. Na unidade do conjunto Ponta Negra a viatura está quebrada e o único policial que trabalha durante as 24h não há o que fazer, caso seja avisado de alguma ocorrência. O militar também não quis falar, mas lá não foi difícil constatar as deficiências. Um dono de restaurante falou que no local também não tem rádio, e a água e refeição são fornecidas por comerciantes da área. O coronel Francisco Araújo, comandante do Policiamento Metropolitano disse que tomou conhecimento dos problemas anteontem e já determinou que o posto seja completamente reformado. Quanto à falta de viaturas, o oficial informou que um dos carros novos já foi levado a Pium, e outros 44 devem ser colocados na rua semana que vem. Entre eles, um irá para o conjunto Ponta Negra.

Nenhum comentário: